Você conhece as normas para instalação de toldos? Conheça cada uma!

  • Home
  • Estruturas
  • Você conhece as normas para instalação de toldos? Conheça cada uma!

Toda construção deve seguir determinações legais que visam manter a ordem, a harmonia visual e a funcionalidade dentro de uma cidade. Entre os elementos que necessitam de cuidados ao serem instalados, destacamos aqui os toldos. Dessa forma, antes de usá-los, é preciso verificar as normas para instalação de toldo na sua região.

Para esclarecer sobre essa importante questão, fizemos este artigo especialmente para você. Iniciaremos abordando sobre a importância de conhecer as regras para instalação de toldos na sua cidade. Em seguida indicaremos as principais regras existentes na maioria das cidades. Continue lendo o assunto e saiba tudo sobre normas para instalação de toldos!

Saiba a importância de conhecer as regras para instalação de toldos da sua cidade

Cada cidade tem suas próprias regras para construção das suas edificações. Em geral, elas estão determinadas tanto pelo código de obras como pelo de zoneamento, ambos de caráter municipal. Entretanto, outras leis de origem estadual ou federal podem incidir sobre os imóveis de uma cidade, especialmente nos casos em que eles se encontram em uma área de preservação histórica.

Dessa forma, atender a essas regras faz com que a sua edificação fique dentro da lei, impedindo que elementos, como o toldo, sejam removidos ou alterados depois. Em alguns casos, até mesmo multas podem ser aplicadas. Para não dar chance ao azar, conte com um profissional da área, como um arquiteto, e coloque o toldo de acordo com as recomendações legais.

Veja agora quais são principais normas para instalação de toldos exigidas pelas prefeituras

Modelo de toldo

Muitas cidades regulam o toldo de acordo com o seu modelo. Cidades como Curitiba, conhecida por seu bom urbanismo, com boa mobilidade e organização, faz algumas exigências. Uma delas é que ele devem retráteis, a fim de facilitar a caminhabilidade dos pedestres nas calçadas da cidade e evitar ações de vândalos.

Material utilizado

Outra questão que as cidades costumam regular sobre a aplicação do toldo é o material com os quais eles são feitos. Em geral, recomendam-se materiais resistentes ao vandalismo e que sejam leves, como o alumínio e telas para toldos.

Comprimento da cobertura e altura que deve ficar

Essa recomendação serve para não prejudicar a caminhabilidade do pedestre na calçada, além de evitar que o elemento entre em conflito com outros elementos, como postes de iluminação pública, árvores, lixeiras, entre outros.

Cor do toldo

Essa recomendação é aplicada para ordenar a estética na cidade, especialmente se tratando de bairros protegidos por regulações de patrimônio histórico. Isso porque os toldos afetam diretamente a visão das fachadas dos imóveis, especialmente em edificações comerciais, como restaurantes. Nesse caso, deve-se consultar o IPHAN e demais órgãos reguladores da construção e reformas de imóveis em sítios históricos.

Sendo assim, caso você pense em instalar um toldo devido às várias vantagens que ele apresenta, como leveza e diversidade de modelos e cores, verifique as normas para instalação de toldos presentes na região do imóvel e na cidade. As regras variam de acordo com cada município. Verifique o código de obras e conte sempre com um profissional experiente para finalizar a execução da instalação!

Agora que você já sabe quais são as principais normas para instalação de toldos, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada!

Deixe um comentário
Share This