Vantagens e desvantagens da cobertura de policarbonato

Você sabe o que é uma cobertura de policarbonato? Já ouviu falar desse material? O policarbonato é um material muito versátil e também flexível e, por isso, é recomendado para muitas aplicações no ramo da construção civil e da arquitetura, principalmente em ambientes externos que precisam ser cobertos.

Por essa razão, neste texto, vamos tratar das principais vantagens e limitações desse tipo de cobertura e ainda vamos dar algumas dicas de aplicação e de quando evitar usá-las. Continue lendo!

O que é cobertura de policarbonato?

O policarbonato pode ser encontrado em três tipos: compacto, refletido e alveolar. Por ter um alto grau de transparência, é muito utilizado em coberturas de ambientes que priorizam boa iluminação.

As coberturas de policarbonato são, portanto, estruturas que utilizam esse material com alto grau de transparência e elevada resistência a impactos, para proteção contra chuva, sol e demais intempéries.

Quais as vantagens de usar a cobertura de policarbonato?

O policarbonato é um material muito versátil e utilizado em diversas áreas, como automobilística, indústria, medicina, arquitetura, construção civil, entre outras. Confira abaixo as principais vantagens desse tipo de cobertura:

Redução dos gastos com energia elétrica

Por apresentarem alto grau de transparência — podendo chegar a 89%, as coberturas de policarbonato são muito utilizadas em ambientes em que se deseja manter uma boa iluminação, mesmo após a instalação de uma cobertura. Como a luz natural é aproveitada, os gastos com energia elétrica são consideravelmente reduzidos.

Elevada resistência e durabilidade

O policarbonato é um material muito resistente e, portanto, não é necessário realizar manutenções frequentes, reduzindo, assim, o gasto. As chapas de policarbonato são, aproximadamente, 250 vezes mais resistentes que os vidros de mesma espessura e cerca de 30 vezes mais sólidas que o acrílico.

Além disso, oferecem proteção contra raios ultravioletas, o que faz com que a perda de transparência do material seja retardada e também proporciona maior qualidade térmica aos ambientes que têm essa cobertura.

Leveza e versatilidade

Mesmo sendo 250 vezes mais resistente que vidros de mesma espessura, o policarbonato é 50% mais leve, proporcionando maior economia em aspectos relacionados à estrutura da cobertura. Além disso, mesmo sendo resistente, o uso e a aplicação do policarbonato são simples.

O policarbonato pode ser curvado a frio e isso o torna um material flexível, que pode ser facilmente instalado, o que facilita seu uso e aplicação em diversos ambientes. As coberturas de policarbonato são muito versáteis por também resistirem a altas variações de temperatura e podem ser conservadas entre -30ºC e 120ºC.

Bom aspecto estético

As coberturas de policarbonato valorizam o ambiente do ponto de vista estético e arquitetônico, tanto por proporcionarem luminosidade natural, devido à transparência do policarbonato, quanto por permitirem a utilização em diversas curvaturas, sem a necessidade de nenhum tipo de emenda.

Quais as desvantagens de usar a cobertura de policarbonato?

Restrição de temperatura

As coberturas de policarbonato não devem ser utilizadas em ambientes que atinjam temperaturas superiores a 120ºC. O material só pode ser empregado em faixas de temperatura que vão de -30ºC a 120ºC.

Exigência de cuidados específicos

As coberturas de policarbonato não podem ser limpas com materiais abrasivos ou à base de amoníaco, para que o material não seja riscado ou danificado. Portanto, em locais com exposição constante a esses agentes, é mais indicado utilizar sombreamentos.

Como instalar?

O ideal é que a instalação seja feita por instaladores autorizados ou recomendados pelo fabricante da cobertura, assim, você evitará problemas e não perderá a garantia do produto.

As chapas e telhas de policarbonato, quando necessário, devem ser cortadas por meio de uma serra elétrica que tenha dentes finos e devem ser presas na bancada para evitar danos devido a vibrações durante o corte.

A fixação da cobertura deve ser por meio de perfis de alumínio com gaxetas de neoprene ou EDPM, para que o material não seja danificado. Além disso, o filme de proteção ultravioleta deve ficar na parte de cima.

Viu como a cobertura de policarbonato é uma excelente opção? É sempre importante investir em produtos que ofereçam um bom aspecto visual, elevada durabilidade e resistência e ainda proporcionem economia energética.

Se você gostou deste texto, siga-nos em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade: FacebookInstagramLinkedIn.

Deixe um comentário
Share This