Toldos e coberturas: qual a diferença entre eles?

Toldos e coberturas são artigos que possuem excelentes utilidades: além de terem vasta funcionalidade e aplicabilidade, eles têm a capacidade de alinhar simultaneamente proteção climática com beleza. Apresentando boas características estruturais e de comodidade, eles são mais acessíveis economicamente do que aparentam.

Muitos estabelecimentos comerciais acabam recorrendo a esses artigos para além de conforto térmico, agregando valor estético ao ambiente. Entretanto, há importantes diferenças entre eles, tanto no sentido de conceito quanto nos diferentes modos de aplicação. Sendo assim, mostraremos a seguir suas definições, funcionalidades, vantagens e um paralelo de comparação. Boa leitura!

Toldos 

O toldo é uma estrutura, geralmente, forrada por lona, usada com frequência para proteção climática (exposição ao sol, passagem de vento, tempestades e granizo). Sua instalação pode ser realizada de maneira que ele possa ser, tanto um aparato fixo quanto móvel, possuindo um mecanismo que o possibilita enrolar e desenrolar a qualquer instante, de acordo com a necessidade de cada demanda.

Aplicações e vantagens 

  • é muito utilizado para proteção de espaços como janelas, garagens, varandas, fachadas e corredores;
  • pode ser encontrado em diversos formatos, cores, modelos e tamanhos;
  • além de oferecerem proteção climática também podem ser empregados com intuitos decorativos e estéticos;
  • mesmo podendo oferecer partes móveis, a sua estrutura geralmente é projetada para ficar permanentemente em um local;
  • muito utilizado como forma de propaganda em lojas, mercados e bares (com desenhos, marcas e informações estampados na lona).

Coberturas

Por outro lado, as coberturas são caracterizadas por serem estruturas que geralmente oferecem mais qualidade e opções na hora de realizarem a função de proteção climática (principalmente quando o assunto é a filtragem da intensidade luminosa), sendo também consideradas mais esbeltas.

Encontradas com frequência tanto em material de polietileno (telas de sombreamento) quanto em policarbonato, são extremantes simples de instalar e possuem boas vantagens no custo-benefício. Outra característica importante é a sua capacidade de proporcionar conforto térmico a um ambiente, encontrando modelos que permitem a passagem de ar e mantendo, ao mesmo tempo, a impermeabilidade. 

Aplicações e vantagens 

  • rápida instalação, limpeza e fácil manutenção;
  • mais acessível economicamente;
  • utilizada em estacionamentos, áreas de lazer e ambientes comerciais e residenciais;
  • podem ser rapidamente removidas e instaladas em outros ambientes, caso necessário;
  • permite a opção de escolher a porcentagem de filtragem solar por meio das telas de sombreamento.  

Toldos ou coberturas: qual escolher?

Mesmo desempenhando funções parecidas e tendo aplicabilidades em comum, podemos dizer que as coberturas oferecem mais flexibilidade quando o assunto é conforto térmico e beleza estrutural. Vale lembrar também sua vantagem em relação ao baixo custo de investimento, resistência e durabilidade.

Entretanto, mesmo sabendo dessas funções e vantagens, é normal o surgimento de dúvidas no momento de escolher entre toldos e coberturas quando se deseja proteger de intempéries e/ou embelezar o ambiente. Nesse caso, recorrer à ajuda de uma equipe especializada é essencial, de maneira a procurar a melhor opção segundo sua necessidade e alinhar essa demanda ao custo-benefício.

Gostou do conteúdo? Então siga-nos nas redes sociais e conheça mais sobre tipos de coberturas e suas vantagens. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!

Deixe um comentário
Share This