Telhas ecológicas: descubra como são feitas e quais as suas vantagens!

  • Home
  • Estruturas
  • Telhas ecológicas: descubra como são feitas e quais as suas vantagens!

A sustentabilidade é um tema relevante nos dias de hoje, tendo em vista que a maioria das pessoas e até boa parte das empresas e corporações vêm se preocupando com o impacto que produzem no meio ambiente. Diante dessa realidade, conhecer o que são as telhas ecológicas e quais são suas vantagens é essencial.

Esse tipo de produto vem ganhando muito espaço no mercado por apresentar níveis mais adequados de razoabilidade na sua relação com a natureza, desde a produção até o final de sua vida útil. Quer aprender um pouco mais sobre esse item? Então não deixe de conferir o conteúdo a seguir!

Como é a produção das telhas ecológicas?

As telhas ecológicas produzidas a partir de fibras naturais ou de materiais reciclados têm seu grande diferencial no fato de que, além de serem ecologicamente corretas, elas podem substituir com sucesso os modelos que eram feitos a partir de amianto na construção de coberturas, telhados e varandas, tanto em imóveis residenciais quanto em comerciais.

Entre as matérias-primas utilizadas, vale destacar as embalagens Tetra Pak, os tubos de pasta de dente vazios, as garrafas pet e até o asfalto. Outros materiais que podem servir como base são algumas fibras, como o papelão, madeiras, o pinho e o eucalipto, e de outros artigos naturais como o sisal, a bananeira e o coco.

Quais são as vantagens das telhas ecológicas?

Redução dos custos da obra

Uma das vantagens das telhas ecológicas é que ela pode reduzir os custos de uma obra, seja ela em um empreendimento de grande porte, em um imóvel particular ou em áreas menores, por exemplo. Além de preços de aquisição potencialmente interessantes, as próprias características podem baratear a construção.

Um dos motivos para isso é o peso, tendo em vista que as telhas ecológicas são mais leves do que as tradicionais. Dessa maneira, gasta-se muito menos com a estrutura e perde-se menos tempo para finalizar o projeto, o que também diminui os gastos com pessoal.

Menos impacto no meio ambiente

Logicamente, uma das vantagens das telhas ecológicas é o seu menor impacto no meio ambiente. Como esse modelo utiliza apenas materiais recicláveis e não tóxicos, é possível apostar na construção de imóveis sustentáveis e em consonância com as melhores práticas de preservação da natureza.

Esses fatores são muito valorizados nos dias de hoje. Construtores e incorporadoras que possuem um “selo verde” ganham mais espaço no mercado e, ao mesmo tempo, produzem obras que favorecem a qualidade de vida dos ocupantes e não alteram negativamente o mundo em que vivemos.

Maiores níveis de conforto térmico

As telhas ecológicas promovem um elevado nível de conforto térmico, deixando os ambientes internos mais confortáveis quando comparados com modelos produzidos a partir do amianto ou de metal, por exemplo. Dessa maneira, também há uma menor demanda pelos serviços de eletricidade, gás e até de água para fins de climatização. Edificações com telhas ecológicas, portanto, são energeticamente eficientes e acabam sendo mais frescas e econômicas.

Como você pode ver, as telhas ecológicas são uma opção altamente vantajosa para quem deseja construir ou atualizar um imóvel.

Gostou de aprender mais sobre as telhas ecológicas? Então, confira também nosso artigo sobre o que é toldo retrátil!

Deixe um comentário
Share This