O que é ombrelones? Entenda aqui!

Você sabe o que é ombrelones? Eles são uma espécie de cobertura que lembram um guarda-sol, porém, além de maiores, podem ser encontrados em vários tamanhos e modelagens — com haste lateral ou central, quadrados ou redondos, em diferentes estilos, com diferentes angulações e dobras.

Sua finalidade é proporcionar sombra, protegendo do sol, de acordo com a necessidade de cada local e com a área disponível — sendo, por isso, muito utilizados em condomínios e projetos de paisagismo em áreas externas, por proporcionarem um toque charmoso e elegante.

Quer saber como utilizá-los e quais os benefícios? Então continue a leitura!

O que é ombrelones e quando usá-los

Os ombrelones são coberturas muito versáteis que podem ser utilizadas em diferentes áreas, como áreas de piscina, churrasqueira, varandas, sacadas, restaurantes, shoppings e áreas de lazer de condomínios em geral. São feitos de diversos materiais, sendo os mais comuns: alumínio, demais metais e madeira nas hastes, e as telas podem ser acrílicas, solares e, até mesmo, toldos.

Os modelos arredondados são geralmente utilizados em espaços menores, enquanto os retangulares, em locais maiores — é possível fixá-los em paredes, muros e outras estruturas. A escolha do formato deve ser feita levando em consideração a área disponível.

Maneiras de utilizá-los

Área da piscina

Podem ser utilizados ombrelones de qualquer formato, com haste central ou lateral, por ser uma área versátil. É interessante que o material da estrutura dos ombrelones combine, ou seja, similar ao material dos demais móveis na área.

Área da churrasqueira

Em geral, é possível dispô-los de forma similar a área de piscina, porém, quando não for em mesas, é mais interessante o uso de ombrelones de haste lateral, a fim de não reduzir o espaço útil da área de churrasqueira.

Ambientes externos de condomínios

Normalmente, nesses ambientes são utilizados os ombrelones de haste lateral, uma vez que podem ser fixados em paredes e demais estruturas já existentes. É importante atentar na escolha da tonalidade do tecido dos ombrelones para que o ambiente fique harmônico e elegante.

Áreas de lazer em geral

No caso de áreas de lazer, deve-se analisar primeiramente quais os componentes e ambientes que fazem parte, se estão integrados ou não e qual o objetivo de cada um deles. Por exemplo: uma área de descanso com sofás requer ombrelones maiores que mesas próximas a piscina. Além disso, no primeiro caso, eles devem ser fixos, enquanto no segundo, podem ser móveis.

Vantagens de usar ombrelones

Proteção de fatores climáticos

O sol, por mais agradável e importante que seja, se torna incômodo em determinados momentos do dia e até causa problemas de saúde, como insolação, desidratação e, em casos de exposição mais severa, até câncer de pele. Por isso, os ombrelones são excelentes quando o conforto e a proteção dos raios solares é desejada, sem que a área externa seja totalmente coberta, proporcionando sombra no local em que são utilizados.

Versatilidade

Fique à vontade para mudar os ombrelones de lugar e ajustá-los de acordo com a posição do sol. Por apresentarem variedade de tamanho, formato, angulações, dobras e materiais, o uso é permitido em diferentes ambientes, valorizando-os de acordo com o projeto de cada local. Além disso, sua leveza e versatilidade os permitem serem guardados facilmente.

Preço

Por não demandarem a construção de uma estrutura ou contratação de mão de obra, são uma opção extremamente viável financeiramente. Apresentam também durabilidade elevada quando cuidados adequadamente e fixados da forma correta, proporcionando um excelente custo-benefício.

Os ombrelones são coberturas muito vantajosas, tanto pela variedade de opções, versatilidade e custo-benefício, quanto por proporcionarem estilo e charme aos ambientes — tornando-os mais confortáveis e agradáveis. Por isso, são perfeitos para condomínios, pois além de valorizar as áreas externas, apresentam durabilidade e fácil manutenção e cuidado.

Agora que você sabe o que é ombrelones, deixe um comentário contando se já os utiliza ou em que área deseja colocá-los!

Deixe um comentário
Share This