Saiba 5 benefícios da cobertura para garagem em condomínios

Você sabe quais são os materiais mais utilizados em cobertura para garagens em condomínios? Sabe quais procedimentos devem ser analisados na hora de projetar essas estruturas? Já ouviu falar em toldos? Esse é um assunto que pode gerar muitas dúvidas e, por isso, preparamos um texto para ajudá-lo.

Investir em uma cobertura de garagem de qualidade proporciona diversos benefícios ao seu veículo, como proteção contra chuvas fortes, granizo e sol. Esses cuidados permitem que o automóvel se mantenha valorizado em uma futura venda. Então, continue a leitura e descubra mais sobre esse assunto. Acompanhe!

Quais os materiais usados em cobertura para garagens em condomínios?

Existem muitas opções de materiais para serem utilizados como cobertura para garagens em condomínios. Estruturas metálicas ou de madeira com telhas são muito empregadas em casas ou condomínios de casas.

Porém, esse tipo de cobertura aumenta a área construída e deve ser levada em conta na fase de projeto ou, então, solicitar a aprovação da prefeitura. Além disso, sua instalação é um pouco mais demorada quando comparada a outras opções como as coberturas de policarbonato, por exemplo.

A cobertura de policarbonato é muito utilizada em locais em que não se deseja perder a luminosidade e quando se procura uma cobertura com um toque mais moderno e fácil manutenção. Por isso, é encontrada principalmente em supermercados, shoppings e estacionamentos.

Além disso, a cobertura de policarbonato apresenta outras vantagens, como:

  • leveza;
  • versatilidade;
  • resistência;
  • durabilidade;
  • bom aspecto estético;
  • redução de gastos com energia elétrica — permite maior passagem de luz.

Entre os pontos negativos, destacamos a restrição de temperatura, pois o policarbonato não suporta temperaturas muito elevadas, pois perde a sua coloração. Outro fato que deve ser destacado é a necessidade de cuidados específicos, como não limpar o material com materiais abrasivos ou à base de amoníaco.

Além desses materiais, existem algumas outras opções de cobertura que não são consideradas como aumento de área e não demandam aprovação da prefeitura.  Uma delas é a tela de sombreamento, que costuma ser a opção mais viável e utilizada. As telas de sombreamento, também conhecidas como sombreadores, protegem os veículos permitindo que apenas uma pequena porcentagem dos raios solares ultrapasse a cobertura. Sua instalação é prática, rápida e de baixo custo.

Os veículos absorbem bastante calor. Para se ter uma ideia, quando a temperatura externa é de 35ºC, a sensação térmica no interior do automóvel pode chegar a 60ºC. Por isso os sombreadores são tão necessários. Além do conforto, eles impedem o excesso de calor no interior dos veículos, protegendo a saúde dos motoristas.

Outro benefício dos sombreadores é a proteção à pintura do veículo e toda a área que estiver sob incidência dos raios UV-A e UV-B. Tudo isso sem comprometer a estética ou deixar a vista para o imóvel opaca. As coberturas para garagens de condomínio também têm a função de proteger o veículo contra algumas externalidades, como o vento. Dessa forma, os sombreadores são instalados de uma maneira que possam suportar ventos de até 80 km/h.

Quais são os principais modelos de cobertura para condomínio?

Colunas em L

As coberturas em L são bastante utilizadas em estacionamentos para cobertura de vagas em sequência ou paralelas. Elas apresentam apoio em apenas duas arestas da coluna, pois a ausência das outras barras permite um maior aproveitamento do espaço. Outro ponto que deve ser destacado da coluna em L é a diversidade de materiais e cor, o que ajuda a garantir o equilibro e harmonia nos ambientes em que são instaladas.

Colunas duplas em L

As colunas duplas em L se assemelham muito às colunas citadas anteriormente, mas se diferenciam por apresentar duas coberturas apoiadas na base.  Dessa forma, esse tipo de coluna é recomendado para estacionamentos que posicionam um carro em frente ao outro.

Suportes de apoio

Esse tipo de cobertura é utilizado em garagens que tenham pontos de apoio, como muros ou paredes. A principal vantagem é que os suportes dispensam o uso de colunas, o que economiza área e recursos. Outro ponto que devemos destacar é o caimento da cobertura, que pode ser dimensionado para quantas partes forem necessárias. O formato com 4 lados dá mais liberdade para os ambientes que não são retangulares.

Colunas simples

Esse tipo de coluna é o mais utilizado. Isso se deve ao fato dessa estrutura ser a mais conhecida e de fácil instalação, podendo ser dimensionado para cobrir até oito veículos. Seu formato consiste na aplicação de quatro colunas em cada ponta.

Você sabe o que são toldos para garagens?

Além desses modelos e materiais que citamos, outro elemento que pode ser utilizado para a cobertura de garagem é o toldo. Este material é bastante comum em fachadas de lojas e áreas de lazer, mas poucos sabem que ele também pode ser útil nos estacionamentos.

Eles são indicados especialmente para locais que apresentem paredes e muros, pois podem ser fixados nestes locais. Outra vantagem do toldo em relação às demais coberturas é a possibilidade de retraí-lo manual ou automaticamente, permitindo a passagem da luz solar quando for necessário.

Quais as vantagens de investir nessas coberturas?

As coberturas em garagens são, cada vez, mais utilizadas em casas e condomínios porque, além de valorizarem o imóvel, protegem o veículo de sujeiras, folhas, galhos e intempéries como chuva, sol e ventos. Listamos abaixo mais algumas vantagens de investir nessas estruturas. Confira!

1. Fácil limpeza

A limpeza dessas coberturas é simples. Deve ser realizada em um prazo de 3 a 5 meses ou quando há acúmulo de sujeiras. Para realizar o procedimento, basta utilizar sabão neutro, esponja macia ou pano de algodão. Se a cobertura for feita com telas, basta usar uma máquina de alta pressão para lavá-las.

2. Proteção contra o calor do sol

O sol é um dos fatores mais prejudiciais a um veículo. A exposição intensa aos raios solares provoca manchas e queimaduras na pintura, danifica os bancos, tapetes, painel e até mesmo o volante. Além disso, a exposição ao sol aumenta a temperatura do veículo, podendo chegar a 70ºC em dias muito quentes. Além do desconforto, temperaturas elevadas são prejudiciais à saúde e podem provocar a liberação de substâncias tóxicas como benzeno.

3. Proteção contra chuvas fortes e chuva de granizo

A chuva nas grandes cidades é prejudicial à pintura dos veículos por ser ácida — consequência da poluição. Porém, as chuvas de granizo podem ser um problema ainda maior, amassando a lataria e desvalorizando o veículo.

4. Melhor custo-benefício

Como a instalação é mais rápida, a manutenção também demanda baixo custo e o material apresenta uma vida útil longa. Se as manutenções e limpezas forem realizadas corretamente, as coberturas para garagens exigem um investimento menor e apresentam melhor custo-benefício.

5. Valorização do imóvel

Outro ponto que deve ser destacado sobre as coberturas para garagem em condomínios é que elas tendem a valorizar o imóvel, pois inserem no ambiente maior conforto para os moradores e visitantes do condomínio.

O que é necessário para fazer um projeto de cobertura para garagens em condomínios?

Para que a instalação seja feita, é necessário que a mudança seja aprovada e que todos os detalhes sejam decididos em uma reunião de condomínio, incluindo análise de aumento da área construída.

Se a cobertura provocar esse aumento, é importante a contratação de um arquiteto ou engenheiro, e o projeto deve ser aprovado pela prefeitura. Após todos os procedimentos, basta contratar uma empresa especializada em coberturas e realizar a instalação da cobertura para garagens em condomínios estacionamentos.  Além disso, considere a utilização do toldo para garagens, especialmente em espaços reduzidos.

E então, ficou alguma dúvida sobre cobertura para garagens em condomínios? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário
Share This