Afinal, o que é toldo retrátil e quando deve ser escolhido?

  • Home
  • Estruturas
  • Afinal, o que é toldo retrátil e quando deve ser escolhido?

A cobertura nos estabelecimentos é um dos elementos mais importantes, pois são eles que garantem proteção contra o sol, a chuva e a iluminação em excesso. Existem coberturas de vários tipos, mas o toldo é uma opção bastante vantajosa em relação às outras, especialmente quando falamos de fachadas e locais de entrada.

Mas afinal, você sabe o que é toldo retrátil? Para responder a essa dúvida, preparamos este texto especialmente para você. Nele explicaremos a definição de toldo retrátil e as principais vantagens do material. Confira!

Entenda o que é toldo retrátil

O toldo retrátil é uma opção de cobertura, muito utilizada para empreendimentos comerciais, seja em suas entradas ou em suas fachadas envidraçadas. Esse elemento confere vantagens ao empreendimento, pois ao mesmo tempo em que protege o local, mantém a fachada limpa e esteticamente agradável.

Além disso, sua flexibilidade é ideal para ajustar sua utilização conforme as necessidades da época do ano e hora do dia. O material geralmente é feito com perfis de alumínio e tela podendo ser classificado entre enrolado ou recolhido. O primeiro é mais trabalhoso para ser recolhido, pois necessita de um maior esforço para a execução. Já o segundo é mais recomendado, pois seu processo de retração é mais fácil de ser feito, pois conta com mecanismos de alavancas manuais ou automáticas.

Confira as principais vantagens do toldo retrátil

Agora que você já sabe o que é um toldo retrátil, falaremos sobre as principais vantagens deste tipo de material: leveza, resistência, manuseio e limpeza.

Leveza

A leveza se refere tanto ao aspecto estrutural quanto ao estético. No caráter físico, o material do toldo retrátil é leve pois tem a tela e os perfis fabricados em alumínio, ou seja, requerem uma estrutura mais simples e menos robusta nos locais em que são implantados, o que os torna ideal para fachadas. Essa flexibilidade do material auxilia empreendimentos comerciais na questão estética, pois torna a fachada e entrada do local mais limpa, sem abdicar da segurança e conforto aos clientes.

Alta resistência

Apesar de usar materiais leves, o toldo retrátil é bastante resistente, como é o caso do alumínio e da tela. Eles são duradouros, mesmo sujeitos a esforços mecânicos, sol e chuva, o que torna essa cobertura um recurso com alta durabilidade, garantindo assim um excelente custo-benefício.

Fácil manuseio

O material é de fácil manuseio, especialmente o toldo retrátil recolhido. Geralmente, ele é feito de forma mecânica, com a utilização de alavancas. Entretanto, atualmente, já há opções para mecanizar o processo, o que faz com que a atividade fique ainda mais fácil e prática.

Fácil limpeza

A limpeza do material é bastante simples de ser feita, o que despensa contratação de mão de obra qualificada e aquisição de materiais específicos. O toldo retrátil pode ser limpo com a utilização de água, sabão, escova e pano umedecido. Recomenda-se a limpeza periódica para se evitar o acumulo de sujeira e tornar o processo de limpeza mais fácil, além de servir como um método de manutenção preventiva.

Sendo assim, ao saber o que é um toldo retrátil, você conheceu uma alternativa viável para a cobertura das fachadas ou entradas do seu estabelecimento, adotando uma estratégia para proteção destes locais contra o forte sol e chuva e, ao mesmo tempo, tornando flexível para a sua retração durante certos períodos do dia ou do ano.

Agora que você conheceu algumas das vantagens do toldo retrátil, leia também este artigo em nosso blog e saiba por que reformar toldos é tão importante!

Deixe um comentário
Share This